DÚVIDAS MAIS FREQUENTES
As Metas Curriculares estão a
suscitar muitas dúvidas aos professores. O EDUCARE.PT elaborou uma lista de
perguntas frequentes destinada a esclarecer os docentes de cada uma das
disciplinas para as quais foram criadas as novas metas. Esta informação será continuamente
atualizada, com base nas novas dúvidas que forem colocando através da opção
"Comentar".
Andreia Lobo | 2013-07-03
Atendendo às principais dúvidas
dos professores de informática sobre a aplicação das Metas Curriculares de
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o EDUCARE.PT publica uma lista
de perguntas e respostas.
Na ausência da colaboração da
Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) no apoio à redação
destes esclarecimentos, as respostas apresentadas foram elaboradas por Fernanda
Ledesma, docente do Grupo de Informática desde 1997, ex-membro da ANPRI
presente nas reuniões de discussão sobre as Metas Curriculares com o Ministério
da Educação e Ciência (MEC). Sempre que possível, as respostas remetem para
informações solicitadas à tutela.
Aplicação e organização
Quando será obrigatória a
aplicação das metas curriculares?
Segundo o despacho n.º 15971/2012,
de 14 de dezembro (http://dre.pt/pdf2sdip/2012/12/242000000/3985339854.pdf),
que estabelece o calendário de implementação das Metas Curriculares, enquanto
documento de utilização obrigatória, podemos afirmar que para a disciplina de
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no 7.º e 8.º anos do ensino
básico, a aplicação será obrigatória a partir do ano letivo 2014/2015,
inclusive.
Compete ao professor a decisão,
sobre se adota ou não, no ano letivo 2012/2013 e 2014/2015, as metas
curriculares?
Qualquer que seja a decisão, não
deve ser tomada isoladamente, mas de forma coordenada pelo Grupo Disciplinar,
Departamento e Conselho Pedagógico. No entanto, temos de salientar que a
disciplina de TIC no 7.º e 8.º anos é uma disciplina que surge pela primeira
vez no currículo, pelo que não existe qualquer programa elaborado
anteriormente. Assim sendo, sugere-se a aplicação das Metas Curriculares já a
partir do ano letivo 2012/2013. A aplicação do documento, ainda que sem
caracter de obrigatoriedade, permitirá experimentar a exequibilidade do mesmo.
Como estão organizadas as metas
curriculares?
As Metas Curriculares
organizam-se em quatro Domínios, com Objetivos gerais e Descritores.
No ano letivo de 2012/2013, que
metas se aplicam na disciplina de TIC no 8.º ano?
Os alunos que durante o ano
letivo frequentam o 8.º ano não tiveram oportunidade de frequentar a disciplina
no 7.º ano. Assim sendo, deverão ser aplicadas as metas previstas para o 7.º
ano. No entanto, se o professor, em determinada altura do ano letivo, entender
que a turma já atingiu as metas curriculares previstas, não há nenhum
impedimento em avançar para as metas previstas no 8.º ano.
Porque é que o Domínio
Comunicação e colaboração só está previsto para o 8.º ano?
O Domínio da comunicação e
colaboração consta apenas do 8.º ano, porque no 7.º ano ainda há muitos alunos
com 12 anos. Legalmente apenas com 13 anos se pode ter conta nas redes sociais
e nas diversas ferramentas de comunicação. O uso em contexto da disciplina é da
responsabilidade do professor.
As metas homologadas para a
disciplina de TIC no 7.º e 8.º anos, podem ser aplicadas na disciplina de
Introdução às Tecnologias da Informação e da Comunicação (ITIC) no 9.º ano
durante o ano letivo de 2012/2013?
O disposto no artigo 35.º do
Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, refere o seguinte: "No ano letivo
de 2012 -2013, no 9.º ano de escolaridade, a disciplina de Introdução às
Tecnologias de Informação e Comunicação mantém-se com um tempo mínimo de 90
minutos semanais (...)" O nome da disciplina no 9.º ano é ITIC e não TIC,
logo o Decreto-Lei é muito explícito - no nome e consequentemente no programa a
adoptar. Solicitado esclarecimento aos organismos do MEC, a resposta
confirma-se: "No presente ano letivo (2012/2013) a disciplina de
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação do 9.º ano de
escolaridade deverá ser lecionada de acordo com o programa em vigor. Não se
aplicam as metas, definidas para a nova disciplina TIC a lecionar aos alunos do
7.º e 8.º ano"
A prova de equivalência à
frequência referida como TIC é a disciplina de ITIC do 9.º ano?
No Despacho normativo n.º 5/2013
de 8 de abril, a disciplina existente no 9.º ano surge com a denominação de
TIC. No entanto a disciplina de Introdução às Tecnologias da Informação e
Comunicação (ITIC) 9.º ano é criada pelo Decreto-Lei n.º 209/2002 de 17 de
outubro, ANEXO III estrutura curricular do 3.º ciclo.
http://www.gave.min-edu.pt/np3content/?newsId=31&fileName=decreto_lei_209_2002.pdf
No 9.º ano a disciplina de TIC não existe, por isso, foi solicitado
esclarecimento ao Júri Nacional de Exames (JNE) cuja resposta se transcreve:
"A disciplina a que se refere o Regulamento de Provas e Exames corresponde
exatamente à disciplina de ITIC, sendo que este lapso já se verifica há alguns
anos. Deverá ser portanto considerada a disciplina de ITIC."
Como se deve interpretar o de
carácter "ESCRITO" referido no Despacho Normativo n.º 5/2013, de 8 de
abril, para a prova de equivalência à frequência na disciplina de ITIC?
Geralmente a prova de
equivalência à frequência surgia com carácter prática (P), este ano letivo
surge como (E) Escrita. Esta situação gerou interpretações diversas. Em
resposta a um pedido de esclarecimento o JNE refere: "As provas de
equivalência à frequência têm de respeitar as características de cada
disciplina, utilizando os mesmos recursos e suportes da avaliação interna
durante o ano letivo. Por outro lado, não se pode ligar o termo "prova
escrita" com o conceito de "prova teórica". Prova escrita
refere-se apenas ao facto de esta ter um registo escrito, que é classificado
posteriormente por um professor classificador. Este suporte escrito pode ser em
papel, em computador ou uma composição gráfica, etc. Numa prova escrita, é
objeto de avaliação apenas o produto final da prova e não o desempenho do aluno
durante a realização da mesma. As provas em que é necessário avaliar o
desempenho do aluno durante a sua realização chamam-se provas práticas ou
orais, consoante o objetivo. Neste caso torna-se necessária a presença de um
júri para observar o desempenho do aluno, com o auxílio de uma grelha de
observação. Pelo exposto, deverá elaborar a prova de ITIC da mesma forma que
tem vindo a fazer, de acordo com a natureza da disciplina."
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