sexta-feira, 5 de julho de 2013

Ação de Formação Dislexia: avaliação e intervenção



Ação de Formação Dislexia: avaliação e intervenção
 
 


Objectivos 

Identificar sinais de alerta e principais manifestações
Desenvolver as competências de avaliação e intervenção clínica e educativa de crianças dislexia

Competências 
Saber identificar crianças disléxicas
Usar instrumentos de avaliação psicológica na dislexia
Utilizar métodos e técnicas de intervenção psicológica na dislexia

 Programa 

Conceito de dislexia (1h) – História e evolução do conceito. Definição de dislexia

Diagnóstico de dislexia (5h) – Psicolinguística e neuropsicologia. Sinais de alerta na infância e idade escolar. Critérios de diagnóstico. Tipologias da dislexia

Etiologia da dislexia e perturbações associadas (2h) – Prevalência da dislexia. Etiologia: factores genéticos, neurológicos, psicolinguísticos, etc. Problemáticas emocionais associadas. Outras perturbações associadas: disortografia, discalculia, PHDA

Avaliação da dislexia (4h) – Instrumentos de avaliação: intelectual e cognitiva; percepção e memória; fonológica e psicolinguística; neuropsicológica; psicopedagógica; provas de avaliação específica da dislexia

Intervenção reeducativa (4h) – Métodos, estratégias e técnicas de intervenção reeducativa na dislexia

Medidas educativas especiais (2h) – Aplicabilidade de medidas educativas especiais. CIF – Classificação Internacional de Funcionalidade

Mais informações: http://dfp.ispa.pt/formacao/dislexia

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