Há atividades que o professor/educador pode desenvolver de forma a conhecer os diferentes níveis de Consciência Fonológica (CF) adquiridos pela criança, assim como perceber aqueles nos quais esta revelará mais dificuldades.
Noção de rima
Esta competência revela um nível natural e espontâneo da CF, pois começa por ser oferecido à criança em situações informais de socialização, ou mesmo em situações quotidianas de inter-relação familiar. O primeiro contacto que a criança terá com este nível de CF é feito através das músicas; lengalengas e histórias.
As palavras rimam quando há semelhanças entre os sons, desde a vogal ou ditongo tónico até ao último fonema da palavra, podendo abranger a rima da sílaba, a sílaba inteira ou mais do que uma sílaba (Freitas, 2004). Para identificar rimas, as crianças necessitam ter a capacidade de identificar sons finais das palavras (cantar – colar).
Aliteração
Consonância (repete o som de uma consoante).
O rato roeu a roupa do rei da Rússia.
Noção de palavra
Consciência silábica
É a capacidade de segmentar palavras em sílabas, exigindo a execução de dois processos: a identificação e a discriminação de sílabas
A consciência silábica reflete-se na capacidade de realizar actividades de segmentação, aliteração, síntese e manipulação.
Consciência fonémica
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