terça-feira, 12 de março de 2013

PROVAS DE AVALIAÇÃO/DESPISTE DA DISLEXIA
 
 
 
 
  • Salgueiro, E. E. G. (2002). Prova de Avaliação da Capacidade de Leitura – DECIFRAR. Proficiência na Decifração de Palavras de Complexidade Crescente. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada/Edipsico.
 
Objectivos: Avaliar a velocidade e precisão de leitura de palavras isoladas; cálculo de idade de leitura; cálculo de quociente de leitura.
 
Idade/ano de escolaridade dos destinatários: 1.º Ciclo do Ensino Básico.
  • Rebelo, J. A. S. (1993). Dificuldades da Leitura e da Escrita em Alunos do Ensino Básico. Porto: Edições Asa.
 
Objectivo: Avaliar a velocidade de leitura de palavras.
Idade/ano de escolaridade dos destinatários: 1.º Ciclo do Ensino Básico.
  • Rebelo, J. A. S. (1993). Dificuldades da Leitura e da Escrita em Alunos do Ensino Básico. Porto: Edições Asa.
 
Objectivo: Avaliar a capacidade de reconhecimento de palavras.
 
Idade/ano de escolaridade dos destinatários: 1.º Ciclo do Ensino Básico.
  • Viana, F. L. & Ribeiro, I. S. (2007, no prelo). Avaliar leitura. Apresentação de uma prova de leitura de palavras. In F. L Viana, E. Coquet & M. Martins (Coord.), Actas VI Encontro Nacional (IV Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração 6. Coimbra: Livraria Almedina.
 
Objectivo: Avaliar a velocidade e a precisão de leitura de palavras.
 
Idade/ano de escolaridade dos destinatários: 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
  • Carreteiro, R. M. (2005). PADD – Prova de Análise e Despiste da Dislexia. Lisboa: Psiclínica.
 
Objectivos: Despistar a dislexia central; Despistar perturbações fonológicas ou ortográficas.
 
Idade/ano de escolaridade dos destinatários: 6 aos 15 anos.
  • Viana, F. L.; Pereira, I. S. & Teixeira, M. (2003). A PROCOMLEI. Uma prova de avaliação da compreensão leitora. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación, N.º 8, Vol. 10,pp. 1446-1456.
 
Objectivo: Avaliar a Compreensão Leitora.
 
Idade/ano de escolaridade dos destinatários: 1.º Ciclo do Ensino Básico – 2.º, 3.º e 4.º anos.
  • Barros, Maria Alexandrina (1998). A Avaliação de Leitura como Chave para a Intervenção Pedagógica. Projecto de C.E.S.E. Lisboa: Escola Superior de Educação de Lisboa.
  • Viana, F. L. & Leal, M. J. (2002). Avaliação da leitura no 1.º ciclo do ensino básico: contributos para a validação de um instrumento de avaliação. In F. L. Viana, M. Martins & E. Coquet (Coord.), Leitura, Literatura Infantil e Ilustração: Investigação e Prática Docente (pp. 91-104). Braga: Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho.
 
Objectivo: Avaliar a velocidade e precisão no reconhecimento de palavras.
Idade/ano de escolaridade dos destinatários: 1.º Ciclo do Ensino Básico
  • Trindade, M. N. B.B.S. (2004). Relatório Final do Projecto Ler para Compreender — Compreender para Ler. I.I.E. – InvestigBase N.º 1361
 
Objectivo: Avaliar a Compreensão Leitora.
 
Idade/ano de escolaridade dos destinatários: 2.º e 4.º anos de escolaridade.
  • Carvalho, A. P. (1990). Validação da tradução portuguesa do Teste de Compreensão de Leitura do Institut Supérieur de Pédagogie du Hainaut. Revista Inovação, Vol. 3, N.º 4, pp. 87-92.
 
Objectivo: Avaliar a compreensão leitora inicial (1ª fase do 1.º Ciclo E.B.).
 
Idade/ano de escolaridade dos destinatários: 1.º e 2.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
  • Martins, M. A. (1996). Pré-história da Aprendizagem da Leitura. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
 
Objectivo: Avaliar a compreensão leitora inicial.
 
Idade/ano de escolaridade dos destinatários: 1.º e 2.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico
  • Trindade, M. N. B. B. S. (1997). A Consciência Sintáctica na Aprendizagem da Leitura. Contributo para o Estudo das Dificuldades em Leitura. Évora: Universidade de Évora, dissertação de doutoramento, não publicada.
 
Objectivo: Avaliar a compreensão da leitura de frases.
 
Idade/ano de escolaridade dos destinatários: 1.º ciclo do Ensino Básico
  • Viana, F. L. (2005). Relatório do Projecto Avaliar para Prevenir. Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho.
 
Objectivo: Reconhecer palavras – velocidade e precisão.
 
Idade/ano de escolaridade dos destinatários: 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico.
  • Trindade, Maria Nazaré B.B.S. (1997). A Consciência Sintáctica na Aprendizagem da Leitura. Contributo para o Estudo das Dificuldades em Leitura. Évora: Universidade de Évora, dissertação de doutoramento, não publicada.
  • Pinheiro, A. M. V. (1994). Leitura e Escrita: Uma abordagem Cognitiva. Campinas: Editorial Psy II.
 
Objectivo: Avaliar o reconhecimento de palavras – velocidade e precisão.
 
Idade/ano de escolaridade dos destinatários: 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
  • Vale, Ana Paula Simões do Vale (1999). Correlatos Metafonológicos e Estratégias Iniciais de Leitura-escrita e Palavras no Português: Uma Contribuição Experimental. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, dissertação de doutoramento, não publicada.
 
  • Vale, A, P & Bertelli, R. (2006). A flexibilidade de utilização de diferentes unidades ortográficas na leitura em Língua Portuguesa. Psicologia, Educação e Cultura, Vol. X, N.º 2, pp. 461-476.
  • Vale, A. P. (2007, no prelo), A aprendizagem do uso do contexto ortográfico na descodificação de vogais por crianças monolingues de língua portuguesa e crianças bilingues em Português-Inglês. Revista de Estudos de Psicologia (Brasil).
 
Objectivo: Avaliar o reconhecimento de palavras – velocidade e precisão.
 
Idade/ano de escolaridade dos destinatários: 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
  • Santos, Ana Sucena (2005). Aprendizagem da Leitura e da Escrita em Português Europeu numa Perspectiva Translinguística. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e Ciência Educação, dissertação de doutoramento não publicada.
 
Objectivo: Avaliar o reconhecimento de palavras – velocidade e precisão.
 
Idade/ano de escolaridade dos destinatários: 1.º Ciclo do Ensino Básico
  • Santos, Ana Sucena (2005). Aprendizagem da Leitura e da Escrita em Português Europeu numa Perspectiva Translinguística. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação, dissertação de doutoramento não publicada.
  • Sucena, A. (no prelo). Apresentação do TIL – Teste de Idade de Leitura. In F. L. Viana, E. Coquet & M. Martins (Coord.), Actas VI Encontro Nacional (IV Internacional) de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração 6. Coimbra: Livraria Almedina.
 
Objectivo: Identificar a dislexia.
  • Teixeira, MARIA Margarida Veiga Rafael Amorim (1993). Comportamento Emergentes de Leitura. Aspectos Cognitivos e Linguísticos. Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia, dissertação de doutoramento não publicada.
 
Objectivo: Avaliar o nível de conhecimentos sobre leitura antes da aprendizagem formal.
 
Idade/ano de escolaridade dos destinatários: Pré-escolar (5-6 anos) e início do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
  • Silva, Ana Cristina (2002). Bateria de Provas Fonológicas. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
  • Silva, Ana Cristina Conceição (2003). Até à Compreensão do Princípio Alfabético. A Interacção entre a Evolução das Conceptualizações Infantis sobre a Linguagem Escrita e os Progressos na Consciência Fonológica. Três Estudos Experimentais. Lisboa: Fundação para a Ciência e Tecnologia/Fundação Calouste Gulbenkian.
 
Objectivo: Avaliar a consciência fonológica.
 
Idade/ano de escolaridade dos destinatários: Pré-escolar (5-6 anos)
  • Teixeira, Maria Margarida Veiga Rafael Amorim (1993). Comportamentos Emergentes de Leitura. Aspectos Cognitivos e Linguísticos. Braga: Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia, dissertação de doutoramento não publicada.
  • Viana, F. L. (2002). Da Linguagem Oral à Leitura. Construção e Validação do Teste de Identificação de Competências Linguísticas. Lisboa: Fundação para a Ciência e Tecnologia/Fundação Calouste Gulbenkian.
 
Objectivo: Avaliar o conhecimento sobre o vocabulário técnico da linguagem escrita.
 
Idade/ano de escolaridade dos destinatários: Pré-escolar (4-6 anos) e início do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
  • Girolami, A. (2006). Controlo das Aptidões para a Leitura e a Escrita – CALE. Tradução e adaptação de Maria da Graça Castro Pinto & João Veloso. Porto: Cadernos de Apoio Pedagógico da FLUP, 2.
 
Objectivo: avaliar aspectos integrantes da linguagem, incluindo as qualidades físicas da sua vertente sonora, e também do que o seu uso pressupõe em termos motores, espaciais e de consciência corporal.
 
Idade/ano de escolaridade dos destinatários: Pré-escolar até 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
  • Villas-Boas, M. A. (2002). Avaliação do Desenvolvimento da Literacia. Lisboa: Escola Superior de Educação João de Deus.
 
Objectivo: Avaliar o desenvolvimento da literacia incial.
 
Idade/ano de escolaridade dos destinatários: Pré-escolar e início do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
  • Teixeira, F. (2005). Variáveis Preditivas de Risco de Insucesso na Aprendizagem da Leitura e da Escrita Avaliadas antes do Início da Educação Formal. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação — Organização e Avaliação do Ensino, não publicada
  • Vale, P. (2000). Escrita Inventada — Um bom instrumento de previsão precoce dos desempenhos ulteriores em escrita no Português. Revista Galego-Portuguesa de Psicología e Educación, 4, Vol 6, 507 – 521.
  • Vale, Ana Paula Simões do Vale (1999). Correlatos Metafonológicos e Estratégias Iniciais de Leitura- Escrita e Palavras no Português: Uma Contribuição Experimental. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, dissertação de doutoramento, não publicada.
  • Vale, P & Cary, L (1998). Escrita Inventada e Detecção Fonémica em Leitores Principiantes: Preditores do Desempenho Ulterior em Leitura e Escrita. Revista Portuguesa de Pedagogia, Ano XXXII, 1, pp. 29-56.
 
Objectivo: Avaliar a capacidade para detectar estruturas fonológicas (fonemas ou sílabas) e representá-las pela escrita.
 
Idade/ano de escolaridade dos destinatários: Pré-escolar (5-6 anos) e início do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
  • Martins, M. A. (1996). Pré-história da Aprendizagem da Leitura. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
  • Martins, M. A.; Mata, L.; Peixoto, F. & Monteiro, V. (1997). Teste de Linguagem Técnica da Leitura/Escrita. Lisboa: Instituto Superior de Psicologia Aplicada/Departamento de Psicologia Educacional.
 
Objectivo: Avaliar o conhecimento do vocabulário técnico da linguagem escrita e a sua discriminação.
 
Idade/ano de escolaridade dos destinatários: Pré-escolar e início do 1.º Ciclo do Ensino Básico
  • Teixeira, F. & Vale, A. P. (2005). Relações entre Competências Cognitivas/Linguísticas e Conhecimentos Alfabéticos no Jardim de Infância. In F. L. Viana, M. Martins & E. Coquet (Coord.), Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente 5 (pp. 45-62). Coimbra: Livraria Almedina/Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho.
  • Coutinho, S.; Vale, P. & Bertelli, R. (2003). Efeitos de transferência de um programa de desenvolvimento de consciência fonémica no Jardim de Infância. In F. L. Viana, M. Martins e E. Coquet (Coord.), Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente 4 (pp. 57-64). Braga: Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho.
  • Cary, L & Vale, P. (1997). Predicting Portuguese First Graders Reading Ability From Sensitivity To Subsyllabic Units Assessed in kindergarten. Lisbon: 4th European Conference on Psychological Assessment.
 
Objectivos: Avaliar níveis de diferentes capacidades metafonológicas implícitas.
 
Idade/ano de escolaridade dos destinatários: crianças de idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos, e crianças mais velhas com dificuldades.

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