segunda-feira, 18 de março de 2013

Atividades e tarefas metafonológicas


     Há atividades que o professor/educador pode desenvolver de forma a conhecer os diferentes níveis de Consciência Fonológica (CF) adquiridos pela criança, assim como perceber aqueles nos quais esta revelará mais dificuldades.

Noção de rima

Esta competência revela um nível natural e espontâneo da CF, pois começa por ser oferecido à criança em situações informais de socialização, ou mesmo em situações quotidianas de inter-relação familiar. O primeiro contacto que a criança terá com este nível de CF é feito através das músicas; lengalengas e histórias.
As palavras rimam quando há semelhanças entre os sons, desde a vogal ou ditongo tónico até ao último fonema da palavra, podendo abranger a rima da sílaba, a sílaba inteira ou mais do que uma sílaba (Freitas, 2004). Para identificar rimas, as crianças necessitam ter a capacidade de identificar sons finais das palavras (cantar – colar).
      Aliteração

     Capacidade de identificar ou repetir a sílaba ou fonema na posição inicial ou intermédia das palavras.

     Consonância (repete o som de uma consoante).

                             O rato roeu a roupa do rei da Rússia.


Noção de palavra

É o nível de CF que pode ser designado de consciência sintáctica, e traduz-se pela capacidade que a criança revela de segmentar a frase em palavras, assim como, de organizá-las numa frase, de forma a conferir-lhes sentido.


Consciência silábica

É a capacidade de segmentar palavras em sílabas, exigindo a execução de dois processos: a identificação e a discriminação de sílabas
A consciência silábica reflete-se na capacidade de realizar actividades de segmentação, aliteração, síntese e manipulação.


Consciência fonémica

Capacidade para manipular e isolar as unidades sonoras que constituem a palavra Reflete-se através da capacidade de segmentar, omitir ou substituir fonemas em palavras, bem como de evocar palavras com base no fonema inicial. Este nível requer ensino explícito pela introdução de um sistema alfabético e fornecimento de instruções acerca da estrutura da escrita alfabética (Lopes, 2004).

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