segunda-feira, 18 de março de 2013

Método Fonomímico Paula Teles



    

     O Método Fonomímico Paula Teles, é um método fónico-silábico e multissensorial, sequencial e cumulativo, sintético e analítico, explícito e intensivo e com monitorização sistemática dos resultados.


     Tem como objetivos a prevenção das dificuldades de leitura nas crianças de risco, o desenvolvimento das competências fonológicas, o ensino e reeducação da leitura, até à obtenção de uma leitura fluente e precisa, e o ensino da caliortografia.
     Foi desenvolvido com base nos resultados da investigação realizada pela recém designada "Ciência da Leitura", no estudo e na experiência profissional da autora, professora e psicóloga educacional.
     Este método propõe-se ser um contributo para a divulgação do conhecimento científico sobre a génese das dificuldades subjacentes à aquisição da leitura e escrita e apresentar estratégias de ensino facilitadoras destas aprendizagens.
     Permite às crianças iniciar a aprendizagem da leitura e da escrita mediante a realização de atividades multissensoriais, atrativas e motivadoras, em que a fundamentação e rigor científico estão sempre presentes, constituindo uma mais valia facilitadora desta aprendizagem.
     As crianças observam os desenhos de cada "animal-fonema", ouvem e cantam as suas "histórias-cantilenas" e imitam os respetivos gestos. A realização destas atividades multissensoriais, metacognitivas e psicolinguistas, permite-lhes descobrir com prazer e entusiasmo a relação entre os sons da linguagem oral e as letras do alfabeto e, de degrau em degrau, progredir nas competências da leitura e da escrita.
    É constituído por diversos materiais especificamente concebidos para ensinar cada uma das diferentes competências subjacentes à aprendizagem da leitura e da escrita.
     Os exercícios apresentados obedecem a uma progressão estruturada guiando os passos da aprendizagem das competências que constituem os alicerces de uma descodificação rápida e eficaz das palavras escritas.
     É dada ênfase ao Princípio Alfabético tendo em consideração o necessário desenvolvimento da Consciência Fonológica e em particular da Consciência Silábica e Fonémica.
     É reforçado o ensino das Correspondências entre Grafemas e Fonemas recorrendo ao treino de Fusão Fonémica, operação fundamental da leitura.
     É feito com especial sistematização o treino de Leitura Sequencial de Sílabas com o objetivo de conseguir uma descodificação rápida e automática das palavras escritas, competência fundamental para aceder à compreensão do texto lido.

Paula Teles apresenta o Método na RTP1.

Sem comentários:

Enviar um comentário