segunda-feira, 18 de março de 2013

Consciência fonológica: níveis e manifestações


     A consciência fonológica (CF) define-se por ser a capacidade metalinguística que permite analisar e reflectir, de forma consciente, sobre a estrutura fonológica da linguagem oral (Cardoso-Martins, 1991; Gombert, 1991, 1993; Lane & Pullen, 2004; Pestun, 2005; Morais, 1989; Nascimento, 2009; Schuele & Boudreau, 2008; Sim-Sim, 1998; Tunmer & Nesdale, 1985 cit. por Melo, 2006 ).
A CF envolve a capacidade de identificar, isolar, frases, palavras; sílabas e fonemas.

      Esta competência compreende dois níveis:

      - Consciência de que a língua falada pode ser segmentada em unidades distintas: a frase pode ser segmentada em palavras, as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas;

      - Consciência de que estas unidades se podem repetir em diferentes palavras.
 
     Há a considerar duas manifestações(Alves, Freitas & Costa, 2007; Freitas, 2004) da CF:      

- Nível implícito: sensibilidade para o sistema de sons da língua e para o conhecimento fonológico funcional, manifestando-se durante jogos espontâneos com os sons das palavras. Por exemplo: identificação de rimas por parte das crianças do pré-escolar;

- Nível explícito: análise consciente dos sons das palavras, nomeadamente em actividades de isolamento de fonemas de uma palavra.
 
A CF expressa-se em dois níveis de crescente complexidade – consciência silábica e consciência fonémica – cujo treino deve respeitar esta ordem, antes e durante a iniciação à leitura e escrita (Alves, Freitas & Costa, 2007; Freitas, 2004).

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