quarta-feira, 20 de março de 2013

Desenvolvimento da Consciência Fonológica



     O desenvolvimento da Consciência Fonológica (CF) inicia-se desde cedo e envolve um desenvolvimento progressivo ao longo da infância.

      Depende de:

      - Experiências linguísticas vivenciadas pela criança, assim como do seu desenvolvimento cognitivo.    
       -  Está também correlacionado com as características específicas de diferentes capacidades de Consciência Fonológica (CF) e condicionado pela exposição formal ao sistema alfabético, com a aquisição de leitura e escrita.

    Apesar deste desenvolvimento nem sempre ocorrer na mesma ordem, os estudos são unânimes quando referem que o nível mais complexo de CF e, portanto, a última capacidade a surgir, é a consciência fonémica (Freitas, 2004; Lane & Pullen, 2004; Sim-Sim, 1998).

  Desenvolvimento fonológico

             Segundo Inês Sim-Sim (1998), o desenvolvimento fonológico, na criança, pode evidenciar-se na:

           - Distinção dos sons com base no fonema (1 2 meses);
           - Detecção de eventuais erros na produção do seu enunciado ou no dos outros interlocutores (auto-correcções) (30 meses);
           - Distinção de todos os sons da sua língua materna, pelo que consegue distinguir as cadeias sonoras aceitáveis na sua língua, corrigindo as não passíveis (36 meses);
           - Sensibilidade às regras fonológicas da sua língua (3 - 4 anos);

Entre os 3- 4 anos:

           - Manifestam capacidades de CF: reconhecem rimas e aliterações, identificando as primeiras;
           - Revelam prazer lúdico com as rimas através de jogos de sons e de palavras, nas quais a criança faz deturpações voluntárias, criando palavras novas (aldrabão/trapalhão – traldrabão);
           -  A produção de rimas é uma tarefa mais fácil, comparativamente à de segmentação de sons ou de identificação fonémica;
           - Manifestam dificuldades em identificar a palavra no contínuo sonoro, competência que é consolidada ao longo do percurso escolar.

Aos 4 anos evidenciam:

         - Maiores dificuldades em tarefas de consciência fonémica quando comparada à silábica;
         - Capacidade de segmentar silabicamente unidades lexicais compostas por duas sílabas;
         - Maiores dificuldades na segmentação de palavras polissilábicas e/ou monossilábicas.

Aos 5 anos manifestam:

        - Capacidades metafonológicas ao nível do fonema e do traço distintivo, desde que as tarefas sejam adaptadas à realidade linguística e cognitiva da criança.

Aos 6 anos revelam:

       - Domínio, quase total, da capacidade de segmentação silábica;
       - Maiores dificuldades nas tarefas relativas à consciência fonémica, pois ainda não há o apoio da escrita. No entanto, com a aprendizagem da leitura há conhecimento adicional sobre a estrutura linguística;
       - A CF vai-se complexificando, sendo necessário receber instruções formais que explicitem as regras de correspondência dos sons da fala na escrita alfabética (relações fonema/grafema);
        - Desenvolvimento da consciência fonémica .

A partir dos 6 anos

       - Maior desenvolvimento das capacidades metafonológicas, devido à aquisição da escrita;
       - Domínio de todos os níveis de CF.

Fonte: Inês Sim-Sim (1998), Desenvolvimento da Linguagem, Lisboa, Universidade Aberta.

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