Autismo, Hoje: Práticas terapêuticas com crianças autistas – Formação Contínua
Destinatários
Educadores de infância, professores,
psicólogos, pedopsiquiatras, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais,
terapeutas da psicomotricidade, musicoterapeutas e terapeutas da fala
Finalistas do mestrado integrado de Psicologia e das outras áreas
Finalistas de 2ºs ciclos de Psicologia (desde que habilitados com 1ºciclo em Ciências Psicológicas ou Psicologia)
Objectivos
Finalistas do mestrado integrado de Psicologia e das outras áreas
Finalistas de 2ºs ciclos de Psicologia (desde que habilitados com 1ºciclo em Ciências Psicológicas ou Psicologia)
Objectivos
Transmitir uma visão actualizada das
perturbações do espectro do autismo
Defender uma visão multidisciplinar do diagnóstico, com definição da estrutura psicopatológica e das orientações terapêuticas
Vincar a necessidade de um trabalho muito próximo com as famílias
Defender uma visão multidisciplinar do diagnóstico, com definição da estrutura psicopatológica e das orientações terapêuticas
Vincar a necessidade de um trabalho muito próximo com as famílias
Competências
Conhecimento actualizado sobre as
Perturbações do Espectro do Autismo
Realizar uma aproximação multidisciplinar do diagnóstico e da intervenção com crianças com Perturbações do Espectro do Autismo
Trabalhar com pais de criança com Perturbações do Espectro do Autismo
Programa
Realizar uma aproximação multidisciplinar do diagnóstico e da intervenção com crianças com Perturbações do Espectro do Autismo
Trabalhar com pais de criança com Perturbações do Espectro do Autismo
Programa
Abordagem multidisciplinar do
diagnóstico e da terapêutica no autismo.
A criança autista, para além do autismo.
O apoio psicoterapêutico à criança
autista.
Intervenções psicomotoras nas crianças
autistas.
A musicoterapia nas crianças autistas.
Os métodos ‘floor-time’ e equitação
psicoeducacional no trabalho com crianças autistas
O método ‘Son-rise’ no trabalho com as
crianças autistas.
Os pais das crianças e jovens autistas,
em rede de solidariedade e entreajuda
Metodologias
Focagem da aproximação multidisciplinar
em exposições teórico-práticas, com a apresentação e discussão de casos de
crianças e jovens autistas, com ênfase na vertente terapêutica
Duração
16 horas
Calendarização
Sábado, Outubro 12, 2013 – 11:00 – 13:00
Sábado, Outubro 19, 2013 – 11:00 – 13:00
Sábado, Outubro 26, 2013 – 11:00 – 13:00
Sábado, Novembro 2, 2013 – 11:00 – 13:00
Sábado, Novembro 9, 2013 – 11:00 – 13:00
Sábado, Novembro 23, 2013 – 11:00 –
13:00
Sábado, Novembro 30, 2013 – 11:00 –
13:00
Sábado, Dezembro 7, 2013 – 11:00 – 13:00
Sem comentários:
Enviar um comentário