quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

DYS: aumentar o espaçamento entre letras melhora a competência de leitura de disléxicos

         Uma equipa de investigadores franceses e italianos, coordenada por Johannes Ziegler, do Laboratoire de Psychologie Cognitive (CNRS/Aix-Marseille Université), depois de diversos estudos, quantificou o efeito do espaçamento das letras, inter e entre palavras, no desempenho de leitura de alunos disléxicos. Esta investigação baseou-se numa aplicação informática que possibilita a seleção variada de um espaçamento entre carateres.
         As conclusões deste estudo foram publicadas na revista Proceedings of the National Academy of Science (PNAS) e traduz-se na observação do efeito que um aumento do espaçamento entre carateres produz na leitura de alunos disléxicos. Foram analisados 54 alunos italianos e 40 franceses, com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos. A estes alunos foi proposta a leitura de um texto composto por 24 frases, nas quais o espaçamento ia variando entre o normal e o espaçamento aumentado.
         Os resultados foram conclusivos: quando o espaçamento entre carateres aumentava, os alunos disléxicos liam, em média, 20% mais rápido e cometendo metade dos erros. Esta melhoria significativa da leitura consegue-se pelo aumento do “espaçamento percetivo”.
         Paralelamente a este estudo, foi desenvolvida uma aplicação para iPad e iPod, designada ‘DYS’, disponível em língua francesa e inglesa, através de download gratuito na Apple Store. Esta ferramenta permite aos usuários alterarem o espaçamento entre as letras, adequando-o às suas necessidades de leitura e, também, possibilita aos investigadores obterem o feedback dos usuários relativamente à utilidade da aplicação.

          DYS é, então, um projeto conjunto do CNRS, Universidade Aix-Marseille, e da Universidade de Pádua.
         Para uma informação complementar, sobre a aplicação DYS, sugere-se a visualização de um pequeno vídeo (em inglês e francês, respetivamente):

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