Para todos aqueles que procuram constantemente informação, livros de auxílio e instrumentos a aplicar aos alunos com Dislexia, aqui fica uma listagem de alguma da inúmera bibliografia sobre a temática, seguida da respetiva sinopse (da responsabilidade de cada editora das obras referidas).
Dislexia 1 - Cadernos de Reeducação Pedagógica
Edição/reimpressão:2010/ Páginas:96
Editor:Porto Editora
Exercícios para desenvolver os domínios percetivo, linguístico e psicomotor, o que permitirá à criança ou ao jovem melhorar substancialmente o seu desempenho na leitura e escrita, portanto, o seu rendimento escolar. Em simultâneo, os pais e educadores poderão acompanhar e monitorizar o progresso do seu educando.
Um contributo para a superação das dificuldades em áreas desenvolvimentais básicas que constituem pré-competências das exigências simbólicas da escolaridade. Potenciam-se as aprendizagens das crianças e adolescentes com dislexia, promove-se a sua autoestima e alento para continuarem o esforço nos seus estudos.
Dislexia-compreensão, Avaliação, Estratégias
Angelina Bedo Ribeiro e Ana Isabel Baptista
Editora Quarteto
“Esta obra constitui uma tentativa de aliar a teoria à prática através da compreensão, avaliação e intervenção pedagógica junto das crianças com dislexia.
A dislexia atinge actualmente uma grande percentagem de crianças e adultos que, apesar de possuírem capacidades intelectuais normais ou superiores, se debatem com problemas de leitura e escrita, o que interfere também com a linguagem, comunicação, acesso à cultura e integração profissional.
Depois de alguns anos a trabalhar com crianças disléxicas, e após desenvolverem investigação nesta área, as autoras pretendem demonstrar que é possível contornar este problema. Para isso, são apresentadas algumas estratégias práticas e inovadoras no sentido de auxiliar os jovens com dificuldades a obterem sucesso educativo e pessoal.
Este livro é dirigido a um público muito vasto, profissionais da educação, da saúde, alunos e pais, tendo também como finalidade informar, aconselhar e ajudar as famílias confrontadas com esta problemática, para que possam compreender e, desse modo, orientar-se melhor e reagirem eficazmente.
Não se pretende esgotar o tema mas acreditamos que este livro pode contribuir para algumas pequenas mudanças pedagógicas, que, por sua vez, talvez conduzam a mudanças significativas nestes alunos, que serão os adultos de amanhã.”
Vencer a Dislexia. Como dar resposta às perturbações da leitura em qualquer fase da vida
Sally Shaywitz (Coord. L. Miranda Correia)
Edição/reimpressão: 2008 /Páginas: 400
Editor: Porto Editora
Para além disso, o seu livro corrige mitos populares (e lesivos) como, por exemplo, a crença de que a dislexia é um problema essencialmente masculino, a noção de que as crianças com dislexia veem as palavras invertidas e que a dislexia está associada à inteligência. Mostra-nos como é que, apesar de a dislexia não poder ser curada, os seus efeitos podem ser vencidos, graças a cuidadosa planificação e a trabalho árduo.
Material para Intervenção em Linguagem Escrita para pais, professores e técnicos
Edição/reimpressão:2012 /Páginas:136
Editor:Lidel
Dislexia - Atividades de Conhecimento Fonológico tem como objetivo fundamental oferecer a profissionais que no seu quotidiano se confrontam com alunos portadores de problemáticas de escrita, um conjunto de materiais que, ao potenciarem o conhecimento da linguagem oral, se constituem como facilitadores no acesso a um novo código, o da linguagem escrita.
As atividades incluídas neste livro revelam-se, também, de particular importância para todos os pais e educadores de infância. A exploração de competências vinculadas ao conhecimento fonológico pode constituir-se como um importante método de prevenção para possíveis insucessos escolares relacionados com a aprendizagem da língua escrita.
O conjunto de 108 fichas, agrupadas em quatro categorias - Consciência de Palavra, Consciência de Rima, Consciência Silábica e Consciência Fonémica -, permitirão à criança, conduzida pelo pai/educador/professor/reeducador, refletir, de forma sistemática, sobre as formas da oralidade, tendo em vista a aquisição da língua escrita.
As atividades incluídas neste livro revelam-se, também, de particular importância para todos os pais e educadores de infância. A exploração de competências vinculadas ao conhecimento fonológico pode constituir-se como um importante método de prevenção para possíveis insucessos escolares relacionados com a aprendizagem da língua escrita.
O conjunto de 108 fichas, agrupadas em quatro categorias - Consciência de Palavra, Consciência de Rima, Consciência Silábica e Consciência Fonémica -, permitirão à criança, conduzida pelo pai/educador/professor/reeducador, refletir, de forma sistemática, sobre as formas da oralidade, tendo em vista a aquisição da língua escrita.
O Dom da Dislexia. Porque é que algumas pessoas brilhantes não conseguem ler e como podem aprender
O livro sobre dislexia mais lido em todo o mundo
Edição/reimpressão: 2010/ Páginas: 248
Editor:Lua de Papel
A notícia de que um filho tem dislexia é quase sempre recebida com angústia. É uma reacção natural, mas o alarme não se justifica. Porque a dislexia, apesar de se manifestar em dificuldades na aprendizagem, é na verdade um talento único, um dom - que, uma vez dominado, permite atingir extraordinários patamares de realização académica e profissional. Ron Davis, autista e disléxico, tornou-se um bem sucedido engenheiro apesar de não saber ler nem escrever, facto que escondeu durante décadas. Só aos 38 anos, e graças a um método de aprendizagem que ele próprio desenvolveu, conseguiu finalmente quebrar a barreira da leitura. O seu método, hoje ensinado em 44 países, é muito simples e permite ao disléxico, adulto ou criança, através de exercícios simples, criar um sistema próprio de leitura. A partir daí, a criatividade e imaginação farão o resto. Os resultados práticos do método são extraordinários, e levaram a que O Dom da Dislexia se tornasse no livro mais vendido de sempre nesta área. No livro encontra-se o programa explicado passo a passo, e também as respostas para todas as dúvidas sobre a dislexia - numa linguagem clara, em letras grandes, escrita por uma pessoa que soube tornar a dislexia num poderoso aliado.
Dislexia
Edição/reimpressão: 2010 / Páginas: 188
Editor:Texto Editores
Este livro trata dos problemas de crianças inteligentes que têm dificuldades na aprendizagem. Mark Selikowitz elaborou um guia claro e empático do tema, tantas vezes controverso, da dislexia e outros distúrbios da aprendizagem. Recorrendo à mais recente investigação sobre os distúrbios e os seus tratamentos, aborda as dificuldades nas áreas académicas tradicionais, tais como a leitura, a escrita e a aritmética, e ainda perturbações mais subtis, tais como a descoordenação, a inaptidão social e a hiperactividade.
Tenho Dislexia!
Edição/reimpressão: 2008/ Páginas:40
Editor: Edições Nova Gaia
Quem disse que seria fácil aprender a ler e a escrever? Quando uma criança tem dificuldade em ler ou escrever, pode começar a sentir-se frustrada e desanimada e perder a vontade de ir à escola.
Depois de descobrir que a dislexia é a razão das suas dificuldades, a protagonista desta história percebe que precisa de ajuda e que deve esforçar-se mais do que os outros meninos para aprender a ler e a escrever. Ao longo do seu percurso de alfabetização, descobre um talento que desconhecia ter... Há muitas pessoas famosas a quem foi diagnosticada a dislexia, por exemplo: Albert Einstein, Thomas Edison, Leonardo da Vinci, Beethoven, Walt Disney e Hans Christian Andersen.
Sem comentários:
Enviar um comentário