segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Bibliografia sobre Dislexia




"SuperTmatik Quiz Dislexia-Disortografia estimula a aptidão intelectual através da exercitação da memória, percepção e capacidade de concentração.
Está especialmente indicado para a reeducação de crianças com disfunções ao nível da dislexia e disortografia (vocabulário, compreensão, consciência dos sons da nossa língua, raciocínio lógico, etc)."



Ficha detalhada: "SuperTmatik - Quiz Dislexia-Disortografia"
Editora: Eudactica
Data de lançamento: 2010
Idade recomendada: + 9 anos
Conteúdo: inclui 54 cartas de jogar (378 perguntas e respetivas respostas; 4 graus de dificuldade)
Nº. de jogadores: 1 a 4.




Dislexia e disortografia. Programa de Intervenção e reeducação (2 vol.)
Autor: Rafael Silva Pereira
Editora: HF Books
Data de publicação: 2009


"O Programa de Intervenção e Reeducação em Dislexia e Disortografia (PIRDD) surge na perspectiva de contribuir não só para a desmistificação da temática da Dislexia como também e, na sua vertente essencial, contribuir para que a criança possa ser orientada, ajudada e compreendida num processo de reeducação. É através de um Plano de Reeducação e Intervenção em Dislexia e Disortografia que pais, educadores, professores e técnicos da área poderão ajudar estas crianças, marcando a diferença. É o resultado de uma investigação no âmbito do Doutoramento em Novos Contextos Psicológicos em Educação, Saúde e Qualidade de Vida" pela Universidade da Extremadura. Aqui são dadas todas as orientações para que passo a passo, se desenvolva na criança com dislexia e disortografia a leitura e a escrita. Todos os exercícios apresentados em material manipulável e prático tornam este programa mais de que um simples manual sobre Dislexia. Nele encontrará valiosos recursos para professores, pais e técnicos da área que numa constante exploração contribuirão para que todo o processo de reeducação se torne mais coerente e prático e leve a criança a uma franca e satisfatória evolução, reduzindo a sua ansiedade e frustração bem como dos seus pares."




Lado a Lado - Experiências com a Dislexia
Autor: Filomena Grilo Teixeira da Silva
Data: 2004/ pg. 80
Editora: Texto Editores


     "Em Lado a Lado - Experiências com a Dislexia, a autora, Filomena Grilo Teixeira da Silva, fala-nos sobre as dificuldades únicas que cada criança ou jovem com dislexia tem de enfrentar diariamente - um problema que afecta muitos indivíduos e que frequentemente não é diagnosticado de forma correcta e em devido tempo. Ao longo deste livro, podem encontrar-se, de uma forma criativa e acessível, conselhos práticos úteis para pais, professores, técnicos e para todas as pessoas em geral que se interessam por esta questão - quer para efeitos de diagnóstico, quer para apoio na ultrapassagem das dificuldades que a dislexia coloca às crianças e aos jovens durante o seu desenvolvimento."






Dislexia, Disortografia e disgrafia
Autor: Rosa Maria Torres
Data: 2001/ pg. 176
Editora: Mc Graw-Hill


     "Já se confrontou com pessoas que sofrem de dificuldades na escrita e na leitura? Sabia que existe um grande número? Que ambos os grupos, adultos e crianças, sofrem com este problema?
O estudo deste assunto permite a tomada de consciência quanto às implicações destas dificuldades, não somente no desenvolvimento escolar dos que as sofrem, como também na vida quotidiana.
Este livro, de leitura acessível mas bem documentado, oferece uma análise dos aspectos cruciais na abordagem dos problemas específicos de linguagem: defenição, características, factores associados, tipos ou classes, modelos explicativos e princípios ou procedimentos de avaliação e intervenção. É indicado para professores, psicopedagogos, investigadores e estudantes interessados nas perturbações da linguagem, e ainda para os pais que buscam linhas de orientação para o seu comportamento educativo perante a família, e que querem participar activamente na formação escolar dos filhos."


Programa para la recuperación de las dificultades lectoescritoras
Data: 2010/ pg. 100
Editora: PSYLICOM


"Los errores de exactitud en la lectura y en la escritura constituyen las evidencias mas claras de las dificultades de procesamiento de la información lingüística a través de las rutas de acceso al significado de las palabras, especialmente de la ruta fonológica y de la ruta léxica. Cuando las reglas de correspondencia grafema-fonema (RCGF) no están suficientemente bien adquiridas se producen errores de esta naturaleza: sustituciones, inversiones, omisiones, etc.
Las actividades que se presentan en este programa están dirigidas a este fin, al de reforzar la ruta fonológica y mejorar las habilidades de decodificación mediante actividades especificas de segmentación.
(Incluye CD-Rom con presentaciones PowerPoint)"










Temas em Dislexia
Autor: Thaís Barbosa
Data: 2009/ pg. 192
Editora: Artes Médicas







     "A Singular união de profissionais da Universidade Estadual Paulista - FFC/UNESP - Marília - SP, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix - Belo Horizonte, o núcleo de atendimento neuropsicológico infantil interdisciplinar(NANI) do CPN/AFIP (Centro Paulista de Neuropsicologia/ Associação fundo de Incentivo) e do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) envolvidos neste projeto para a realização do 2º Congresso Internacional de Dislexia CID - 2009, resultaram no lançamento deste livro, que tem por objetivo trazer a público temas referentes á avaliação e intervenção na dislexia. Para tanto, os palestrantes gentilmente colaboraram com a redação de seus temas, proporcionando um compêndio de informações que poderá ser utilizado como referência clínica e de pesquisa nas áreas da fonoaudiologia, pedagogia, psicopedagogia e psicologia. Esperamos que a partir deste momento o leitor possa adquirir ou aprofundar seus conhecimentos sobre uma temática que merece atenção por se tratar de algo que compromete a qualidade de vida dos escolares em fase de alfabetização."




A Vida Secreta da Criança com Dislexia
Autor: Robert Frank
Data: 2009/ pg. 214
Editora: M.Books




"Portador de dislexia, o autor, Robert Frank conta que sua dislexia não foi diagnosticada até a faculdade. Hoje, casado e pai de dois filhos, argumenta que a criança com dislexia muitas vezes é confundida com uma criança pouco inteligente, preguiçosa e que finge não entender. Segundo o autor, em "A Vida Secreta da Criança com Dislexia", os pais finalmente vão descobrir pelo que os filhos passam todos os dias."



Dislexia e Outras Dificuldades de Aprendizagem Específicas - guia do Professor
Data: 2008/ pg. 104
Editora: Artmed




"Dificuldades de aprendizagem específicas como dislexia, dispraxia e discalculia podem provocar mau desempenho na escola e levar a problemas emocionais e baixa auto-estima. As crianças com essas dificuldades precisam de um alto nível de entendimento, encorajamento e apoio por parte da professora, a fim de atingir seu pleno potencial em um ambiente inclusivo. Dislexia e outras dificuldades de aprendizagem específicas é um guia que oferece ao professor de sala de aula conselhos práticos. "




Perspectivas Actuais sobre a Dislexia. Teorias, Diagnóstico e Reabilitação
Autor: Rui Manuel Carreteiro
Data: 2007
Editora: LivPsic

 



"Obra do mesmo autor se "A Dislexia" e da "PADD - Prova de Análise e Despiste da Dislexia" que apresenta as perspectivas mais actuais endereçadas à dislexia. Revê as últimas publicações científicas sobre a temática e apresenta as principais teorias, formas de diagnóstico e algumas estratégias para a reabilitação do dislexico."





A Dislexia em Questão
Autor: Giselle Massi
Data: 2007/ pg. 252
Editora: Plexus




"Pondo em xeque a utilização corrente do diagnóstico de dislexia para distinguir crianças cujo aprendizado da escrita difere do padrão, Giselle Massi apresenta neste livro um ponto de vista inovador. Ao analisar casos de alunos considerados disléxicos, a autora demonstra como é frágil e arbitrária a definição dessa suposta patologia, a qual - pautada em explicações genéticas, neurológicas, metabólicas, entre outras - permite que análises do processo de apropriação da escrita permaneçam restritas à esfera individual. Para embasar seu estudo, dialoga com um sólido corpo teórico de fundo sócio-histórico, convocando vozes de autores como Vygotsky e Bakhtin para sustentar sua argumentação de que a apropriação da escrita, como a de qualquer prática de linguagem, constitui-se em espaços de interlocução entre um eu sujeito-aprendiz e um outro sujeito-mediador, mergulhados em relações sociais."





Entendendo a Dislexia. Um novo e completo programa para todos os níveis de problemas de leitura
Autor:  Sally Shaywitz
Data: 2005/ pg. 288
Editora: Artmed 




"Com base em descobertas científicas recentes, a Dra. Shaywitz desmistifica a matérias das dificuldades de leitura e explica como se pode ajudar uma criança a tornar-se um bom leitor."




Dislexia, Fala e Linguagem 
Data: 2004/ pg. 280
Editora:  Artmed




"Este livro apresenta as ideias actuais sobre o relacionamento entre as dificuldades da linguagem falada e escrita, e apresenta as perspectivas clínicas e educacionais sobre a avaliação e o manejo dos problemas de leitura e escrita das crianças. Após uma visão geral teórica do campo, trata da avaliação das habilidades da fala e da linguagem, da consciência fonológica e das habilidades de leitura e escrita. Numa parte dedicada à intervenção, os autores revêem métodos bem-sucedidos de ensino da leitura, da escrita e da ortografia, assim como técnicas para a promoção das habilidades de caligrafia."




Dislexia e Outras Dificuldades de Aprendizagem
Data: 2001/ pg. 134
Editora: Diversos



"Este livro foi escrito para os profissionais, pais e todos que tenham interesse em saber porque algumas crianças inteligentes têm dificuldades para aprender. Trata-se de um guia prático, abordando as dificuldades específicas de aprendizagem de uma forma equilibrada e abrangente. A ênfase é dada ao diagnóstico correto e aos meios simples, convencionais de ajudar as crianças a adquirir habilidades e a melhorar sua auto-estima."





Leitura, Escrita e Dislexia
Data: 1995/ pg. 153
Editora: Diversos



"O estudo da leitura, da escrita e da dislexia avançou tanto nos últimos 10 anos, que esta segunda edição é quase como um novo livro. São abordados a história e a natureza da escrita, a natureza da leitura em termos de capacidades humanas, as dislexias e as disgrafias adquiridas, os problemas desenvolvimentais de leitura e escrita, bem como o processo de aprendizagem, ou seja, como as crianças desenvolvem as habilidades de leitura e escrita. Este é um livro acessível, abrangente e que poderá auxiliar todo o profissional interessado nos aspectos da leitura, da escrita e da dislexia."





Dislexia - Método Fonomímico. Abecedário e Silabário
Autor: Paula Teles
Data: 2008
Editora Distema
 

 











Fichas De Recuperacion De Dislexia1 (4-5 Años)
Autor: Carmen De Riesgo De Pablo
Data: 2001/ pg. 208

Editora: C.E.P.E.













Leitura e Dislexia. Análises e métodos de recuperação
Autor: Eduardo Chaves
Data: 2000/ pg. 97
Editora: UTAD













Dislexia, Disortografia Y Disgrafia
Autor: Rosa Maria; Rivas Torres
Data: 1997/ pg. 208
Ediora: Piramide












Como Fabricamos La Dislexia
Autor: Jaime M. Jimenez Gomez
Data: 1990/ Pg. 180
Editora: Disgrafos
 

Sem comentários:

Enviar um comentário