quinta-feira, 2 de maio de 2013

Workshop: Consciência Fonológica


25 Maio 2013 (sábado) | Lisboa – Parque das Nações

       O Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica consiste num conjunto diversificado de exercícios dos diferentes níveis de consciência fonológica, organizados por ordem crescente de dificuldade, dirigido a crianças em idade pré-escolar e a alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, com vista à estimulação das suas competências metafonológicas. O Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica é constituído por quatro tarefas – consciência da palavra, consciência silábica, consciência intrassilábica e consciência fonémica.        
       Cada tarefa é, por sua vez, constituída por diversos exercícios, sendo cada um antecedido por um exercício de treino, que prepara a criança/aluno para os exercícios que se seguem. Para cada exercício, é definido um objetivo, a população alvo a que este se destina e as respetivas instruções do mesmo. A aplicabilidade do referido programa não pretende restringir-se à reabilitação de dificuldades e/ou alterações da consciência fonológica nas crianças/alunos das referidas faixas etárias, mas pretende constituir uma ferramenta de trabalho importante na prevenção de problemas relacionados com a emergência da literacia e na identificação de crianças/alunos em risco de apresentarem problemas de leitura e de escrita. Ao promover o desenvolvimento das pré-competências essenciais ao desenvolvimento da aprendizagem da leitura e da escrita, o programa pressupõe contribuir para a redução do insucesso escolar.

Data e Horário: 25 de maio de 2013 (sábado), das 10 às 17 h
Local: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Parque das Nações)

Objetivos:

- Conhecer o conceito de consciência fonológica;
- Conhecer o desenvolvimento da consciência fonológica;
- Identificar e diferenciar os diferentes tipos de consciência fonológica;
- Compreender a importância do treino da consciência fonológica;
- Compreender a relação recíproca e interativa existente entre a consciência fonológica e a aprendizagem da leitura e da escrita;
- Adequar os exercícios do Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica às necessidades da criança/aluno.

Conteúdos Programáticos:

- Definição e delimitação do conceito de consciência fonológica;
- Desenvolvimento da consciência fonológica;
- Tipos de consciência fonológica;
- A consciência fonológica e a aprendizagem da leitura e da escrita;
- Treino da consciência fonológica em contexto escolar;
- Critérios utilizados na seleção das imagens, das tarefas e dos estímulos linguísticos do Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica;
- Considerações sobre a aplicação do Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica;
- Adequação dos exercícios do Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica às necessidades da criança/aluno: estudos de caso.

Destinatários:

- Educadores de Infância;
- Professores;
- Terapeutas da Fala;
- Psicólogos;
- Outros profissionais da educação que se interessem pela temática da consciência fonológica;
- Estudantes;
- Pais e Encarregados de Educação.

Formadora: Dra. Catarina Rios


Organização e Secretariado

Oficina Didáctica
Rua D. João V, nº 6-B (ao Rato)
1250-090 Lisboa
Tel.: 213 872 458 - Email:
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