segunda-feira, 15 de abril de 2013

O semáforo do estudo

O semáforo do estudo
Armanda Zenhas | 13-03-2013

Armanda Zenhas Mestre em Educação, área de especialização em Formação Psicológica de Professores, pela Universidade do Minho. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, nas variantes de Estudos Portugueses e Ingleses e de Estudos Ingleses e Alemães, e concluiu o curso do Magistério Primário (Porto). É PQA do grupo 220 na Escola Básica de Leça da Palmeira e autora de livros na área da educação. É também mãe de dois filhos.

Hoje proponho um passatempo. Quais das atividades enunciadas em seguida podem ser consideradas "estudar"?
 

·    Fazer os trabalhos de casa.
·    Ler as páginas do manual dadas na última aula e fazer um resumo da matéria.
·    Fazer uma pesquisa sobre um tema na Internet.
·    Conversar com um colega sobre a matéria dada na aula.
Na minha opinião, todas estas atividades podem ser estudar, mas também todas elas podem não o ser.
Resposta estranha esta? Então fazer os TPC, por exemplo, não é sempre "estudar"?

Respondo:
E quando os estudantes fazem os TPC a correr antes de entrarem para a aula, muitas vezes copiando por um colega? E quando fazem os TPC em casa, mas não estudam primeiro a matéria a que eles dizem respeito e, por isso, não compreendem o que estão a fazer, pretendendo apenas mostrar que cumpriram a tarefa? E quando pedem ajuda a alguém (um colega ou um adulto) e o apoio recebido consiste apenas em lhes ser dita a solução e não em serem auxiliados a aprender a resolver a tarefa pedida? Poderíamos fazer uma análise idêntica para cada uma das outras atividades referidas.
Para ajudar a que estudar seja sempre "estudar", proponho o semáforo do estudo.

Luz vermelha: Parar para pensar, definir objetivos e planear.
Vou estudar Português. Mas... o que preciso de estudar? Palavras da mesma família? O texto narrativo? Recursos estilísticos? Onde encontro essa matéria? No livro? No caderno diário? Na gramática? Num site da Internet? De que material vou precisar? Do livro e do caderno diário? De material de escrita? Da gramática? Do dicionário? E que atividades vou fazer? Leitura da página da gramática para rever o que foi dado na aula? Um esquema com os recursos estilísticos? O TPC? E qual a melhor ordem para realizar essas tarefas?

O semáforo passa a amarelo quando todas estas decisões estiverem tomadas e o material preparado para iniciar o trabalho.

Luz amarela: Avançar devagar e com cuidado, para estudar realmente e aprender.
Nesta fase, são realizadas as tarefas definidas na primeira etapa. No caso de surgirem dúvidas, não devem ser ignoradas. A consulta do manual ou da gramática é uma estratégia de resolução possível, tal como perguntar a um familiar ou a um colega. Em último caso, anota-se a dúvida para perguntar ao professor na aula.

As tarefas estão realizadas. O estudo acabou. Verdade? Mentira!

Luz verde a aproximar-se: Avaliar o trabalho realizado e as aprendizagens efetuadas.
Terminada a realização das tarefas definidas, é necessário verificar se os objetivos traçados foram atingidos. Já sei as características de um texto narrativo? Já consigo definir e identificar os recursos estilísticos? Se as respostas a estas ou a outras perguntas correspondentes aos objetivos do estudo são afirmativas, o semáforo passa a verde e o estudo terminou. Se as respostas são negativas, o semáforo passa novamente a vermelho. É preciso saber que razões levaram a que os recursos estilísticos não tivessem ficado compreendidos. Não estive com atenção, porque queria acabar depressa? O telemóvel estava sempre a tocar e eu parava para ler os sms? Não li as definições que estão na gramática? Não analisei os exemplos? Fiz o TPC sem ter estudado primeiro a matéria? Encontrados, desta forma, os obstáculos que impediram que houvesse aproveitamento no estudo, são definidas novas estratégias para os resolver. Desligar o telemóvel. Ler a página da gramática e analisar os exemplos. Fazer novamente os exercícios e verificar se estão bem. O semáforo passa outra vez a amarelo para estas tarefas serem executadas. No fim, começa uma vez mais a passar a verde. Se nesta nova avaliação se verificar que o estudo resultou, agora sim, o semáforo pode passar a verde. A tarefa está cumprida.

O mais importante no estudo não é que ele ocupe uma grande quantidade de tempo. Esta é variável de estudante para estudante. Fundamental mesmo é que o estudo seja feito regularmente e passe por estas três fases. Estudar é uma atividade que requer implicação pessoal, concentração, reflexão...

Estudar é uma atividade que, embora possa ser feita com ajuda e até mesmo em grupo, não dispensa o envolvimento total do estudante. Estudar é bom, porque quando se aprende fica-se mais apto a ler o mundo e a intervir nele de forma consciente. É pena que, muitas vezes, estudar seja sentido como uma tarefa enfadonha (não apenas pelos jovens, mas também por muitos adultos), o que é bastante estimulado por um ensino excessivamente virado para a avaliação por testes e por exames, desde idades precoces, em que essa enriquecida e mais enriquecedora e participada leitura do mundo é difícil de vislumbrar.
in Educare.

 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário