quarta-feira, 10 de abril de 2013

Livros para disléxicos


Editions Danger Public ( http://www.editions-capelsa.com/50/LIBRAIRIE/Dyslexie.html) - Collection Les Mots à l'Endroit publica livros escritos/adaptados, quer na linguagem , quer no tipo de papel utilizado, especialmente concebidos para jovens disléxicos.
 
A finalidade?
 
Contribuir para que também estes jovens possam beneficiar do ‘prazer da leitura’, sem que tenham que se debater com dificuldades, que são comuns a quem padece desta dificuldade de aprendizagem, no acesso ao texto.
Características desta coleção:
Redação  e apresentação muito explícitas
A apresentação das personagens e dos lugares onde decorre a ação, precedem  a história. A narração foi adaptada para que não se trate de um texto de difícil compreensão, mas que não seja, também, demasiado simplista.
Narração progressiva e cronológica
Todas as novas informações são introduzidas, a pouco e pouco, seguindo uma ordem cronológica e são apresentadas por um narrador facilmente identificável.
Leitura antecipada
As ilustrações que acompanham o texto, detalhando as personagens e os lugares onde decorre a ação, bem como um índice detalhado de cada capítulo da obra, e um sumário de cada parte, contribuem para que o jovem leitor disléxico se aproprie do texto, compreendendo o seu conteúdo.
Mancha tipográfica e papel adaptado a leitores disléxicos
O tamanho dos carateres e o espaçamento entre linhas é maior do que o que habitualmente encontramos neste tipo de publicações. Evitaram-se os parágrafos longos e complexos. Utiliza-se um papel mate, que impede o brilho, reduzindo a fadiga ocular.
A coleção inclui:

- contos originais, histórias tradicionais, uma adaptação dos textos fundadores do nosso património literário e mitológico, concebida para leitores disléxicos.
- Trabalhos extracurriculares: realizados por professores do ensino secundário, supervisionados por um fonoaudiólogo e uma associação de pais de crianças com dislexia
Títulos da coleção:







 

Sem comentários:

Enviar um comentário